Fundação e Coordenação

Fundadora e Coordenadora
Eu, Teresa Ruas, iniciei um blog pessoal, intitulado Minha Teoria na Vida, em 2013 diante do nascimento prematuro extremo da minha filha, Maitê Maria- 23 semanas gestacionais e 1 dia- e que chegou a pesar 600 gramas.

Foi um dos recursos que encontrei para lidar com todo o período de internação hospitalar: 1 mês antes de Maitê Maria nascer e 6 meses em uma UTI Neonatal.

Em 2015 enfrentei a segunda gestação de alto risco, diante das sequelas do parto de Maitê Maria e da IIC. Lucca, meu segundo filho, nasceu de 32 semanas, permanecendo 30 dias na mesma UTI Neonatal que sua irmã havia permanecido em 2013. Foi tão intenso passar novamente por uma outra gestação de risco, repouso absoluto, internação antes do nascimento e UTI Neonatal que desenvolvi a depressão pós parto. Uma experiência muito difícil, mas que me transformou em uma outra mulher, com uma outra postura no acolhimento materno.

Em 2019, senti muita vontade de expandir esse trabalho de suporte afetivo/informacional para outros pais e famílias de prematuros e criarmos um espaço pontente, eficaz e afetivo para acolhermos e dialogarmos sobre as particularidades da prematuridade, bebês de alto risco, desenvolvimento, aprendizagem e maternidade.

Exatamente por isso, criamos o prematuros. com. br que conta com uma equipe fixa e participações especiais de profissionais competentes e humanos que trabalham com a primeira infância, tais como Dra. Márcia de Freitas, Dra. Heloíza Gagliardo, Giovana Martini, entre outras feras.

Teresa Ruas
 é terapeuta ocupacional, graduada pela Universidade Federal de São Carlos, especialista em desenvolvimento infantil, mestre em Educação Especial, doutora em Ciências da Saúde, autora organizadora do livro Prematuridade Extrema: Olhares e Experiências, pela editora Manolle, 2016.

Sua experiência profissional permeia a área acadêmica, consultorias, supervisões clínicas , instituições- AACD, CEPRE- Unicamp, Fundação ABC de Medicina, Hospital ABC na Cidade do México- e atendimentos individuais na área da primeira infância, inclusão e relação saúde- educação. Sua grande paixão é a prematuridade e todas as particularidades que envolvem essa realidade, especialmente quanto ao acolhimento das famílias e pais no Brasil e em outros países, como México, Espanha, Austrália e Portugal.

Coordenadora
Ana Luiza Andreotti
é mãe de dois meninos, terapeuta ocupacional, formada em 1999 pela PUC de Campinas., mestre e doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano. Sua experiência sempre foi dedicada à infância e intervenção de crianças com diferentes diagnósticos. Começou o seu trabalho em Santos, no Centro de Reabilitação para Deficientes Visuais, depois na amada AACD em SP onde ela pode aprimorar seus conhecimentos no campo do desenvolvimento infantil, na neuropediatria e Integração Sensorial de Ayres até chegar no momento de inaugurar a INTEGRASENSE, sua clínica em São Paulo.

Nos últimos anos, o olhar de Ana Luiza despertou para o atendimento e acolhimento das famílias com crianças nascidas prematuras. Diante desse desafio, Teresa e Ana estreitaram uma relação de discussões, estudos e paixão pela nossa profissão. Hoje, os projetos são vários…. e com muita potência e afeto por todas as particularidades da prematuridade e do desenvolvimento infantil.

Compartilhar: