Marcos do Desenvolvimento Infantil de 5 a 12 meses de idade cronológica e corrigida

Olá a todos os seguidores desse espaço tão precioso para mim. Primeiramente quero me desculpar pela demora em escrever a continuação do último post. Porém, as crianças ficaram doentes e o meu computador parou de funcionar. Foi um mês bem tumultuado e sem tempo para nada…Mas hoje consegui escrever! Graças a Deus! Gostaria de recordar a todos os leitores, que apesar de colocarmos meses/ intervalos de tempo específicos para o aparecimento e amadurecimento de determinados comportamentos no desenvolvimento infantil, temos que respeitar o ritmo e as características individuais de cada criança. Isso quer dizer que, quando listamos marcos importantes no desenvolvimento, não desejamos normatizar e/ou igualar as crianças. Tem criança que expressará determinado comportamento mais cedo e, outra mais tarde. E essa diferença de tempo, entre uma e outra, não significar nenhum problema. Até por isso, que existem os intervalos- 7/8/9 meses, por exemplo-. Portanto, a nossa intenção principal é servirmos apenas de “alerta” e de suporte informacional para que pais e educadores possam se informar sobre os marcos importantes e fundamentais durante os primeiros anos de vida e, assim serem agentes potentes de prevenção e acompanhamento da saúde infantil. Se algum leitor perdeu o ultimo post, o coloco aqui para lerem sobre os comportamentos nos primeiros meses de vida https://prematuros.com.br/?p=22. E se tiverem alguma dúvida sobre o que significa idade corrigida, posto aqui o texto sobre essa temática https://prematuros.com.br/?p=42. Espero que gostem e até o próximo post com mais informações sobre o desenvolvimento nos primeiros anos de vida. As informações abaixo são de minha autoria e de Heloisa  Gagliardo e retiradas do livro Prematuridade Extrema: Olhares e Experiências, Editora Manoel, 2016. 

5°/6º meses de idade cronológica e/ou corrigida : 

  • Grande interesse por brinquedos e objetos de diferentes cores, formas e tamanhos. Ao pegar um objeto, a criança passará de uma mão para outra, sacudirá, chacoalhará, baterá contra o chão, atirará para ver a distância percorrida, ou seja, explorará o mesmo objeto de diversas maneiras. Nesta etapa, ela já quer entender o que acontece entre a sua ação e os diversos objetos. Seria a primeira etapa para o entendimento da causalidade. Além se ser uma fase de grande curiosidade. É também de grandes descobertas.  
  • O bebê adora sorrir para a própria imagem no espelho, sendo este um sinal de adequado desenvolvimento visual, pois para isto é necessário visão de profundidade.
  • Criança reconhece os seus familiares, brinquedos favoritos e alimentos à distância. Estes comportamentos são sinais de um adequado desenvolvimento visual. 
  • Escuta atentamente ao canto e à música e, inicia a busca auditiva para baixo. 
  • Adquire controle de tronco e por isso algumas crianças já conseguem se sentar sozinhas e sem nenhum apoio. 
  • Adora brincar com os pés. Agora não somente as mãos permanecerão na boca, como também os pés. A manipulação dos pés inicia-se e é exercitada no final do quarto e início do quinto mês.
  • Até o sexto mês, o bebê pode apresentar desvios nos olhos (olhos “vesgos”), pois até aqui não possuem a maturidade muscular necessária para manter os olhos alinhados quando visualizam o objeto em diferentes distâncias. Mas esses desvios não são constantes, ele os apresenta em alguns momentos. 

7°, 8° e 9° meses de idade cronológica e/ou corrigida:

  • A criança já imita e responde a expressões faciais/ gestos sociais e à fala dos pais. Isso quer dizer que “faz caretas”, bate palmas, dá tchau e beijinhos.
  • Compreende o “não”, o “até logo” e a rotina das atividades do seu dia a dia (a hora de comer, tomar banho, trocar fralda, brincar, passear). Isto acontece, pois o bebê está adquirindo memória visual e a memória recente/curto prazo. 
  • Demosntra claramente seus interesses e desejos, por meio de movimentos, expressões facias ou emissão de sons.
  • Utiliza os dedos com melhor coordenação e amplitude dos movimentos. Inicia a pinça fina (união entre o indicador e o polegar), por isso o bebê vai adorar pegar pedacinhos de alimentos com os seus dedos. Este comportamento, além de ser uma expressão de maturidade motora é também um importante sinal de que o desemvolvimento visual está adequado, pois a criança demonstra interesse e agudeza visual para visualizar a distância “coisas” muito pequeninas, como o farelo de pão no chão. 
  • Utiliza o indicador guiado pela visão para apontar algo de seu interesse. 
  • Adora jogar os objetos no chão, observar a sua trajetória e o que vai acontecer, já que é um grande experimentador de todas as possibilidades de “ocorrência” com os brinquedos. Gosta muito de brincar de jogar objetos ao chão para que o adulto pegue. É uma situação clara de brincadeira, onde o bebê repete a ação para que a brincadeira continue. 
  • Adora abrir gavetas e retirar tudo de dentro. Está aprendendo importantes noções espaciais. 
  • O sentar se aprimora e agora não precisa de nenhum apoio para manter- se nesta posição. A qualidade do sentar diz muito da condição neurológica e ambiental da criança, por isso deve receber uma atenção especial. Quando sentado, ao perder o equilíbrio, rapidamente ajusta a sua postura ou faz apoio com as mãos para não cair. 
  • Utiliza os braços para fazer trocas posturais e rotações e, alguns bebês já engatinham com muita facilidade. 
  • Os olhos já possuem maturidade muscular para manterem alinhados quando fixam algum objeto e/ou  o acompanham em diferentes distâncias, por isso os desvios oculares po dem ser indicios de problemas visuais e devem ser acompanhados por profissionais da saúde. 

10° a 12° meses de idade corrigida e/ou cronológica: 

  • A visão e a audição estão muito desenvolvidas. A criança inicia a discriminação visual de figuras e formas geométricas simples, percebendo semelhanças e diferenças em figuras/imagens familiares. Escuta atentamente ao canto/música, dançando no ritmo e apontando para partes de seu corpo. Localiza a fonte sonora em todas as direções de forma rápida e direta (direita, esquerda, acima e abaixo dos olhos). Sempre responde quando é chamado pelo nome. Todos estes comportamentos são sinais importantes da qualidade visual, auditiva e afetiva. 
  • Começa a demonstrar interesse em rabiscar. 
  • Tenta imitar as palavras que ouve e já pode falar palavrinhas com significado. 
  • A qualidade do engatinhar é máxima. 
  • Ganho de habilidade motora para ficar em pé e ensaiar os primeiros passos. Segura nos móveis ou nas pessoas para erguer-se. Algumas crianças conseguem dar os primeiros passos com apoio e na lateral e, outras conseguem se aventurar sozinhas e sem apoio. Independente do ritmo apresentado, a base, para manter-se em pé, é bem alargada (pernas bem abertas). 
  • Adora brinquedos de encaixe simples e já e capaz de encaixar duas peças por imitação. 
  • Atende a pedidos e solicitações simples, como, por exemplo, entregar um brinquedo em nossa mão. 
  • A experimentação de todas as possibilidades dos brinquedos e dos objetos domésticos continua. O bebê diante de tanto ganho motor, cognitivo e sensorial se sente o verdadeiro explorador e aventureiro. Passará por debaixo das mesas, cadeiras, enfiará os dedos em diversos buracos, abrirá portas e gavetas, se enfiará em caixas de papelão, arrastará cadeiras, jogará tudo ao seu alcance no chão e terá adoração por tudo o que é novo e diferente. Exatamente por isso, a segurança ambiental é fundamental para a saúde da criança. Produtos de limpeza, remédios, enfeites que possam quebrar, baldes/bacias/piscinas com água, o ambiente da cozinha, tomadas/fios e sacadas têm que receber as corretas medidas de segurança. A criança que sofre um semiafogamento, por exemplo, poderá sofrer sequelas neurológicas sérias, dificultando o seu ritmo de desenvolvimento e aprendizado. 
  • A criança sempre procurará os cuidadores como fonte de proteção, acalento, conforto, consolo e/ou ajuda. É importante acompanhar a qualidade da relação sócio afetiva entre criança e cuidadores, pois é um sinal importante do desenvolvimento afetivo, cognitivo, social e, indícios de como o ambiente acolhe essa criança.

Um grande beijo, Tete, Maite Maria e Lucca

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