Por Ana Lucia Salgado Potenza
O número de recém-nascidos prematuros, incluindo os extremamente prematuros, está aumentando em todo mundo, particularmente em países de baixa renda, o que passa a ser um desafio para neonatologistas, nutricionistas e o Banco de Leite, que têm como objetivo fornecer uma nutrição adequada para o sucesso do crescimento e desenvolvimento infantis.
Na falta do leite materno, o leite maduro pasteurizado é utilizado, mas ele não possui as características específicas para proteger o recém-nascido de comorbidades associadas à prematuridade. A Nutrição Customizada permite fornecer um leite humano pasteurizado ao prematuro que realmente possa suprir suas necessidades elevadas.
Customização do LH:
– LH é classificado pela idade gestacional e estágio da lactação e
– após a pasteurização a aditivação alvo é determinada pelo quadro
clínico do prematuro, exames e análise de macronutrientes do LH
(Analisador de Leite Foss Asune Milko. Scan).
O uso do LH customizado foi associado a:
– redução significativa dos casos de enterocolite nos prematuros
menores que 32 semanas;
– diminuição de sepse tardia;
– menor uso de cateter central e
– melhor crescimento durante a permanência na UTIN.
A preocupação em fornecer as necessidades do prematuro extremo na UTIN deve estar presente na equipe interdisciplinar e, o uso customizado do aditivo do LH pode solucionar este problema.
Boa leitura !!! https://www.linkedin.com/posts/ana-lucia-salgado-potenza-msc-b96849250_nutrição-customizada-na-utin-activity-7089336868470763521-EQud/?utm_source=share&utm_medium=member_desktop