O Poder do Leite Humano: Implicações da Diabetes Gestacional na Composição Nutricional

Por Ana Lucia Salgado Potenza

🤰 O leite humano (LH) é um fluido biológico e dinâmico, que varia sua composição significativamente, de uma mulher para outra. O LH muda constantemente sua composição durante a lactação, para adaptar-se as necessidades fisiológicas do recém-nascido (RN) em desenvolvimento. Isto ocorre em decorrência da maturação gradual da glândula mamária que depende da placenta e, portanto, do progresso da gestação.

📌 Foi proposto que a nutrição com LH no início da vida do RN pode influenciar as vias metabólicas e induzir alterações permanentes à suscetibilidade à doenças metabólicas não transmissíveis na vida adulta. Em apoio a essas hipóteses, estudos relatam que o LH tem efeito protetor sobre a obesidade e diabetes tipo 2 à longo prazo.

🥇 O LH possui substâncias bioativas especificas que regulam transitoriamente as atividades dos tecidos. São elas: hormônios, imunoglobulinas, lisozima, lactoferritina, sacarídeos, nucleotídeos, fatores de crescimento e enzimas antioxidantes.

⚠ O diabetes é uma condição patológica da mãe, que pode preexistir (tipo 1 e tipo 2) ou aparecer durante a gestação. A diabetes gestacional é uma complicação da gravidez e é definida como uma intolerância ao carboidrato, de gravidade variável. Sabe-se que esta patologia pode retardar o início da lactogenese II e afetar a composição do LH.

🤱 O objetivo do trabalho foi avaliar o conhecimento atual sobre as interações entre diabetes na gestação e a composição do LH, a fim de compreender os potenciais efeitos desta patologia no desenvolvimento dos RNs.

👉 Boa leitura !!! https://www.linkedin.com/posts/ana-lucia-salgado-potenza-msc-b96849250_diabetes-gestacional-x-composição-leite-activity-7089254718249533440-Gfs6/?utm_source=share&utm_medium=member_desktop

Compartilhar:

Deixe um comentário