Olá a todos os seguidores desse espaço.
Hoje é com bastante alegria e com um coração que se enche de esperança que anexo, aqui, um vídeo e texto sobre o marco legal que envolve a primeira infância e o Brasil como um país, pioneiro na América Latina, a elaborar uma lei que, realmente, possa garantir os direitos de assistência integral às crianças de 0 a 6 anos.
E mais do que isso, um país que apesar do tempo árduo que envolve a execução efetiva de políticas públicas na saúde, educação e assistência social, está tentando com esse marco, a DEMOCRATIZAÇÃO do brincar.
A meu ver, essa ação que envolve a democratização do brincar em vários espaços que nossas crianças ocupam, desde as creches, as praças, as escolas, os hospitais, as brinquedotecas, as unidades básicas de saúde, os espaços coletivos/comunitários, os parques, entre outros, expressa, sim, uma real preocupação com a formação integral de nossas crianças. Uma formação que vai muito além de ações puramente assistencialistas, que, infelizmente, ainda nos deparamos em vários espaços educacionais.
Além é claro, desse marco legal ser também a expressão de um nível de maturidade em termos de compreensão do que significa, de fato, a saúde coletiva/ pública e os seus diferentes níveis de prevenção, exaltando o nível primário de atenção à saúde e bem estar infantil.
Portanto, para o coração de uma profissional que se aventura pelos campos multifacetários da saúde coletiva, esse marco representa para mim um respiro bem profundo e duradouro, que exalta a importância fundamental dos primeiros anos de vida para a formação de toda e qualquer criança.
Convido a todos os profissionais de saúde e educação a assistirem esse vídeo, anexado logo abaixo.
Um grande beijo, Maitê Maria e Tetê