Olá a todos os seguidores, No último post discuti um pouco sobre a urgente necessidade em mudarmos os paradigmas que ainda influenciam a educação escolar/pedagógica de nossas crianças. E como convivemos, frequentemente, no mundo da saúde e da educação, com um distanciamento entre as teorias ‘mais aceitas’ e a ‘prática diária’, resolvi postar hoje um exemplo bem real- mesmo que ainda em fase experimental- da união entre o que o século XXI acredita teoricamente e algumas ações concretas que visam, realmente, uma mudança na forma de ensinar e de compreender como se processa a construção do conhecimento. Esse exemplo vai de encontro às necessidades e às demandas educacionais desse novo século. E mais do que isso é uma escola que não apenas se nomeia ‘teoricamente’ como sendo do presente, mas que realiza ações para ‘atingir’ o momento atual.
E mais uma vez, acho que essa leitura é para provocar reflexões em nós que somos pais diante de nossas escolhas ‘educacionais’. Escolhas que devem promover o desenvolvimento infantil, respeitar as características e o ritmo de nossos filhos de maneira individualizada e contextualizada com as atuais necessidades.
Ainda temos um caminho difícil para ‘desconstruir’ ‘a escola do passado’, mas o mais importante é a constatação de que as mudanças já estão acontecendo. E que, também, possamos sentir essas mudanças nas escolas e nas metodologias de ensino do nosso país.
Segue o link Finlândia será o primeiro país do mundo a abolir a divisão do conteúdo
Um grande abraço, Tetê e Maitê Maria