Recomendações do grupo de Consultores Nacionais da Atenção Humanizada ao Recém-Nascido – Método Canguru frente aos desafios enfrentados diante da pandemia decorrente de COVID-19.
O momento atual exige uma visão integral, sustentando os princípios básicos de atenção e humanização, que atenda a todas as novas solicitações diante do desconhecimento, incertezas e escassez de evidências científicas sobre o cuidado perinatal na pandemia de SARS-CoV-2.
O compromisso com os bebês, suas famílias e profissionais de saúde exigem mudanças de postura que podem ser novamente questionadas, modificadas, na dependência de novas e robustas informações, utilizando como apoio os princípios básicos do Método Canguru.
Cuidando do Cuidador
É necessário um olhar especial para toda equipe, com diferentes categorias profissionais, que, mesmo diante das incertezas que vivemos, permanecem ativas nas Unidades Neonatais baseando suas condutas clínicas em protocolos existentes e buscando novas informações, notas técnicas e pesquisas que surgem a cada dia.
- Na situação da pandemia de SARS-CoV-2 podem surgir muitas dúvidas, novas condutas e orientações. Bom senso e conhecimentos prévios deverão prevalecer nas equipes.
- Uma nova rotina de atenção e cuidado se impõe não apenas no ambiente hospitalar, mas também no ambiente familiar do profissional.
- Compartilhar todas estas experiências intra-equipes, fazer sugestões de estratégias utilizadas no cuidado, substituir um colega no momento em que este não se sentir capaz, fazem parte de medidas de proteção do próprio grupo.
- Cuidados individuais como exercícios físicos, respiratórios, meditação, adaptados ao ambiente e espaço hospitalar são recomendados e devem ser estimulados e facilitados pelos gestores e supervisores de cada unidade.
- Psicólogos e assistentes sociais da equipe podem trazer grandes contribuições para o manejo de situações de estresse e auxiliar em medidas que tragam maior tranquilidade da equipe.
- Adaptar atividades lúdicas, de convivência familiar prazerosas quando não estiverem de plantão, incluindo jogos, música, buscar fotografias da família em diferentes momentos, são sugestões.
Veja a matéria completa em: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-recem-nascido/recomendacoes-para-o-metodo-canguru-em-tempos-da-pandemia-de-covid-19/