Olá a todos! Diante de alguns pedidos pelo nosso instagran @prematurosbr sobre características do desenvolvimento da linguagem nos primeiros dois anos de vida, segue um texto muito bem estruturado de nossa Fonoaudióloga Ms. Carla Pagliaro… muito obrigada Carla por ter um tempinho em sua quarentena para escrever um texto tão cheio de informação e que poderá auxiliar muitos pais, educadores e profissionais de saúde.
“O desenvolvimento da fala das crianças é um tema bastante discutido e de relevância, pois corresponde um marco importante em relação ao desenvolvimento.
Existem alguns fatores importantes que permeiam a criança a iniciar a sua comunicação pela fala, como ausência de algum comprometimento de audição e de diagnóstico neurológico, aspectos cognitivos dentro de padrão de normalidade de acordo com a idade, interação com a família e a estimulação do meio ambiente.
Existem marcadores de desenvolvimento infantil que permitem avaliar em qual estágio a criança se encontra em relação a sua habilidade de se comunicar, seja por gestos (olhar, apontar), pela emissão das primeiras sílabas e aspectos cognitivos da linguagem, como a linguagem expressiva e receptiva. A linguagem expressiva corresponde a capacidade da criança de se expressar, verbalmente ou não, após adquirir alguns conceitos da cognição. Nesse estágio, a criança é capaz de se comunicar com outra pessoa. A linguagem receptiva corresponde a capacidade da criança em compreender a palavra falada pelo outro.
Entretanto, é importante esclarecer que cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento da linguagem/fala, como em todos os outros aspectos de seu desenvolvimento. Por isso que comparar esse desenvolvimento com outras crianças não funciona e só gera inseguranças e medo por parte da família.
De uma forma geral, o início da fala, ou seja, a emissão oral das primeiras palavras ocorre por volta de 1 ano de idade, mas se a criança nasceu prematura, é necessário corrigir a idade da prematuridade em relação a data de seu nascimento. Esse marco do desenvolvimento infantil deve ocorrer de forma natural, quando a criança sentir a necessidade de se comunicar com o adulto.
Estudos enfatizam que é de extrema importância que os pais brinquem junto e interagir ao máximo com a criança e evitar deixa-la sozinha com uso de aparelhos eletrônicos para seu entretenimento, por muito tempo. A Sociedade Brasileira de Pediatria, não recomenda o uso de dispositivos eletrônicos pelas crianças até os dois anos de idade, então, pais, cuidado com isso. Na minha experiência, os casos de atraso de fala e linguagem (claro que depende muito da especificidade de cada caso), mas tenho notado que esse aspecto apresenta grande influência, pois a criança que fica muito tempo distraída com desenhos, celular, etc, não tem interesse em interagir com o adulto e se não interage não tem oportunidade de comunicar, e com isso, não apresenta a necessidade de falar.
Antes da criança falar, existem outras habilidades que ela precisa ter o domínio em sua comunicação, como os gestos (por ex., apontar, olhar) e a capacidade de imitar o adulto por exemplo, em suas ações e na fala. A criança por volta de 9 meses começa a falar certo sons para certas coisas, como “MA-MA” para mamãe, etc. e por volta de aproximadamente 11 meses de idade já é capaz de utilizar gestos para a sua comunicação, como o apontar, quando deseja algo e de imitar o adulto.
O desenvolvimento da fala das crianças ocorre desde os primeiros meses de vida. A interação com a mãe e/ou cuidador é muito importante nesse processo. A fala do adulto e as oportunidades de interação com a criança são importantes para estimular a comunicação e a fala de seu filho.
Abaixo, segue algumas orientações
- Olhe sempre para seu bebê e preste atenção aos sons que seu ele consegue fazer.
- Tente sempre imitar seus sons e ações, iniciando uma conversa, nesse momento, dê uma pausa para que ele inicie os sons novamente.
- Narre sempre o que está fazendo durante o dia e descreva suas ações, os bebês tem a capacidade de compreender o que narramos, como “ Mamãe esta lavando seu cabelo”, “ Você esta comendo pera, o cheiro é muito gostoso”. Com crianças pequenas o discurso deve ser simples e claro, conforme o aumento da idade, dê mais detalhes sobre o que você viu, fez, sentiu, acrescente sempre um vocabulário novo.
- Ensine seu filho a fazer os sons dos animais, de forma lúdica, brincando com ele. Mostre os animais e o incentive a fazerem juntos e a imitar os sons dos bichos.
- Mostre interesse pelos brinquedos e ações que seu filho gostar.
- Busque sempre o contato visual nas brincadeiras e conversas.
- Brincadeiras ao ar livre são ótimas oportunidades para a criança vivenciar e aprender com os seus sistemas sensoriais, como correr, pular com a bola, sentir o pé na grama/terra, sentir a textura com as mãos, o cheiro e a cor.
- Leia para seu filho todos os dias. Tente achar livros com figuras grandes e pouca escrita. Você vai se surpreender de como eles aprendem rápido e começam a falar espontaneamente.
- Faça muito sons enquanto estiver brincando com seu filho, isso é muito importante, para que ele comece a imitar os movimentos com a boca e a exercitar os sons da fala.
Na tabela abaixo, segue descrito alguns marcos de desenvolvimento de audição, de compreensão e de fala das crianças.
Audição e Compreensão | Fala |
Nascimento- 3 meses | Nascimento- 3 meses |
Se assusta com barulhos | Faz sons diferentes |
Reconhece a sua voz | Chora de diferentes maneiras de acordo com as suas necessidades |
Se acalma ou sorri quando escuta a voz | Sorri para as pessoas |
4-6 meses | 4-6 meses |
Move seus olhos em direção aos sons | Início de balbucios, como pa, ba, ma |
Presta atenção em brinquedos sonoros e músicas | Da gargalhadas e risadas |
Apresenta mudanças faciais a diferentes entonações da voz | Faz sons quando está feliz ou triste |
7 meses-1 ano | 7 meses-1 ano |
Se move e olha em direção aos sons | Prolonga as sílabas, como babababa, mamamama |
Move-se quando chamam seu nome | Usa sons e gestos para chamar a atenção |
Compreende algumas palavras, como mamãe, papai | Usa gestos como dar tchau, mandar beijo |
Compreende e inicia a resposta frente a algumas frases simples, ex. “Não”, “Você quer mais?”, “Vem aqui” | Início da emissão oral algumas palavras, como mamãe, papai, água, au-au (por volta de 1 ano) |
1-2 anos | 1-2 anos |
É capaz de reconhecer algumas partes do corpo | É capaz de falar novas palavras |
Consegue compreender ordens simples, como: dar beijo na boneca, jogue a bola | Consegue emitir palavras com os fonemas b,p,m,v |
Compreende e consegue responder simples perguntas como: Onde está a bola? Manda um beijo?” | Fala as figuras dos livros |
Escuta e aprecia histórias simples, músicas | Junta duas palavras na fala, como: “Dá água”, Não mamãe” |
Aponta as figuras dos livros quando você as nomeia |
E se notarem alguma dificuldade nesses aspectos citados anteriormente, converse sempre com seu pediatra.
E lembre-se sempre de mostrar ao seu filho, independente do nível que ele está em relação ao desenvolvimento da fala, do quanto ele é amado, o quanto você gosta de brincar com ele, o quanto você gosta de estar na companhia dele, esteja presente, quando possível e lembre-se que quanto mais envolvimento na relação e interação melhores serão as respostas para o desenvolvimento.
Se apresentarem alguma dúvida, por favor entre em contato através do e-mail: carla@carlapagliaro.com.br ou no email de nosso site @contatoprematuros.com.br ou em nosso instagran @prematurosbr
Referências Bibliográficas
- www.asha.com
- ZORZI, J.L. Linguagem e desenvolvimemnto cognitivo: a formação do simbolismo na criança. São Paulo. Pancast Editora. 1993.