Puerpério e Saúde Mental

Olá e bom dia! 

Hoje o papo é muito sério.

Gostaria que todos soubessem que as semanas pós-parto trazem alterações físicas, psicológicas, sociais e afetivas que são parte do ajuste normal requerido pelas profundas transformações da recém-maternidade. Por isso há uma dificuldade em distinguir sintomas depressivos de mudanças físicas e mentais normais da gravidez e de cuidar de um bebê.


Muitas mulheres sentem medo, vergonha ou culpa por contrariarem o mito de felicidade veiculado pela mídia e partilhado pela família, profissionais e sociedade em geral. O estigma associado à saúde mental no período perinatal inibe a que busquem ajuda.



Desenvolvemos essa ferramenta para que você possa encontrar um guia, uma forma de constatar possíveis sinais de alerta e fatores de risco que podem caracterizar alterações emocionais no pós-parto e que requerem atenção. Com essa ferramenta você poderá identificar sentimentos e mudanças físicas significativas para procurar ajuda especializada, auxílio psicológico ou médico, suporte e apoio social se acredita ou desconfia que pode estar sofrendo com algum problema relacionado à sua saúde mental durante o pós-parto.


Visamos facilitar o diálogo sobre o difícil tema da saúde mental entre mães, famílias e profissionais, abrindo a porta para detectar possíveis sinais de alerta que são tão sensíveis e difíceis para as mães falarem com outras pessoas.


Equipe Temos Que Falar Sobre Isso


Thais Cimino, Rafaela Schiavo, Teresa Ruas 


Segue abaixo o guia completo. 


https://temosquefalarsobreisso.wordpress.com/2018/05/13/dia-da-maes-saude-mental-pos-parto/


Um grande beijo Tetê, Maitê Maria e Lucca 

Compartilhar:

Deixe um comentário