Fga Dra Carla Lucchi Pagliaro
A audição é um dos nossos sentidos mais importantes, pois o aparecimento da fala e da linguagem está vinculado ao desenvolvimento da audição dos bebês. Os períodos determinantes para o desenvolvimento da audição começam muito cedo. O feto nasce com bilhões de neurônios com trilhões de conexões que, no caso do córtex auditivo, esperam a estimulação auditiva para fortalecê-los. Se não houver estimulação, como no caso da surdez, as sinapses entram em um processo de “definhamento”.
Para a estimulação acústica da fala afetar o desenvolvimento neuronal dos bebês, o espectro da fala deve ser audível. A audibilidade ou a capacidade de ouvir é vital no processo do desenvolvimento normal da fala e da linguagem oral. Um bebê surdo que cresce sem a capacidade de ouvir a fala tem cada vez menos sinapses disponíveis para desenvolver percepções auditivas e suas habilidades de linguagem associadas.
Em um estudo Kuhl (1988) verificou através de medidas eletrofisiológicas que o “mapa auditivo” dos bebês está completamente formado aos 12 meses de idade. No entanto, antes disso, aos 6 meses de idade, o bebê já aprendeu todos os sons básicos da sua língua nativa.
Um bebê de 6 semanas de idade com audição normal é mais atraído pela fala humana do que por qualquer outro som. Um bebê de 6 meses de idade já tem a capacidade de analisar a linguagem- de fracioná-la em partes- e de colocar essas partes juntas novamente e armazenar a linguagem em seu cérebro e resgatá-las. Aos 18 meses, a maioria das crianças está formulando frases simples.
A internação em ambiente de UTI durante o período neonatal corresponde um maior risco de perda auditiva com pelo menos 1 em cada 50 nascimentos mostrando uma perda auditiva importante. A surdez em bebês é um problema sério porque ela interfere no desenvolvimento da fala e da linguagem, em problemas sociais e emocionais e ao fracasso escolar. Quanto mais tempo a surdez da criança demorar para ser descoberta, provavelmente pior será a evolução do caso. A detecção de perda auditiva seve ocorrer o mais rápido possível, no período neonatal, por meio de testes audiológicos realizados após o nascimento.
A audição do feto começa a se desenvolver precocemente. E ao nascer, a audição de um bebê está funcionando perfeitamente. As crianças respondem de maneira diferente em diferentes estágios de crescimento e desenvolvimento. Mas pode-se suspeitar de problemas auditivos em crianças que não respondem aos sons. Ou em crianças que não estão desenvolvendo suas habilidades de linguagem adequadamente.
É importante lembrar que nem todas as crianças são iguais. As crianças alcançam marcos em diferentes idades. Converse com o médico do seu filho se você acha que ele não está ouvindo adequadamente. Aqui estão os marcos de audição adequados à idade para bebês e crianças pequenas.
Abaixo estão algumas diretrizes relacionadas à idade que podem ajudar a decidir se seu filho está tendo problemas de audição.
NASCIMENTO AOS 3 MESES DE IDADE
- Reage a sons altos com reflexo “Moro” (sobressalto)
- É acalmado e acalmado por sons suaves
- Vira a cabeça para você quando você fala
- Acorda quando há vozes e sons altos
- Sorri em resposta a certas vozes quando falado com
- Parece conhecer sua voz e se acalma se chorar
4 AOS 6 MESES
- Olha ou se volta para um novo som-localização apenas para um lado
- Responde a “não” e muda o tom de voz
- Imita sua própria voz
- Gosta de chocalhos e outros brinquedos que fazem sons
- Começa a repetir sons (como “ooh”, “aah” e “ba-ba”)
- Fica assustado com uma voz alta ou barulho
7 A 12 MESES
- Localiza o som para o lado e diretamente para baixo (7-9 meses)
- Localiza o som para o lado e para baixo (9-13 meses)
- Faz sons balbuciantes, mesmo quando está sozinho, diz “da-da-da”, “pa-pa-pa”, “ma-ma-ma”, “ba,ba,ba” (6-9 meses)
- Escuta atentamente música e canto
- Responde ao próprio nome, telefone tocando ou a voz de alguém, mesmo quando não está alto
- Conhece palavras para coisas comuns (como “xícara” ou “sapato”) e provérbios (como “tchau”)
- Começa a responder a solicitações (como “venha aqui”; dá o brinquedo quando solicitado)
- Olha para coisas ou fotos quando alguém fala sobre elas
- Gosta de brincadeiras de esconder
- Imita palavras e sons simples
- Pode usar 2 ou 3 palavras de forma significativa
1 a 2 ANOS
- Localiza o som para o lado, para baixo e indiretamente para cima (13-16 meses)
- Localiza o som diretamente para o lado, para baixo e para cima (16-21 meses)
- Localiza o som diretamente em qualquer ângulo (21-24 meses).
- Segue comandos de 1 passo quando mostrado por um gesto
- Usa palavras que aprendeu com frequência
- Usa frases de 2 a 3 palavras para falar e pedir coisas
- Diz mais palavras a cada mês que passa
- Tem um vocabulário de 20 palavras ou mais
- Aponta para algumas partes do corpo quando solicitado
- Compreende perguntas simples do tipo “sim-não” (como “Você está com fome?”)
- Compreende frases simples (como “na xícara” ou “na mesa”)
- Gosta de leitura
- Compreende ” não”
- Escolhe as coisas pelo tamanho (como grande ou pequeno)
- Segue comandos de 2 etapas (como “Pegue seus sapatos e venha aqui”)
- Compreende muitas palavras de ação (como correr ou pular)
Referências
– Nothen JL, Downs MP. Audição na Infância. Quinta Edição. Editora Guanabara. 2005
– www.asha.org