Março Lilás

Sociedade de Pediatria de São Paulo

Com grande honra e gratidão, inauguro a participação de uma pessoa extremamente importante na área da Pediatria/ Neonatologia Brasileira e na minha vida pessoal: Dra. Márcia de Freitas.

Dra. Márcia de Freitas é especialista em pediatria e neonatologia, mestre e doutora pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), atuou mais de 30 anos como médica neonatologista do berçário e ambulatório de prematuros do Hospital Albert Einstein e no Hospital Público Menino Jesus.

Além de sua excelência técnica e científica, Dra Márcia se destaca pela sua humanidade, carinho e afeto que dedica aos prematuros, crianças de risco e seus familiares, especialmente às mães de UTI Neonatal, Pediátrica e crianças em situação de vulnerabilidade social em serviços públicos.

Ela foi uma das grandes responsáveis em me acolher afetivamente, demonstrando todas as possibilidades de ocorrências clínicas com Maitê Maria (23 semanas e 1 dia) e Lucca (32 semanas), mas sempre com uma postura e conduta cheia de esperança, fé e otimismo.

Para potencializar mais ainda esse espaço, Dra. Márcia nos lembra da importância da campanha do MARÇO LILÁS para que possamos ter consciência da importância de ações de prevenção e acompanhamento imediato e a longo prazo da saúde global dos prematuros.

ALBERT EINSTEIN
 
Segundo a Associação Portuguesa de Apoio ao Bebê Prematuro, Albert Einstein, um dos maiores gênios da história, nasceu em no dia 14 de março, em 1.879, com 8 semanas a menos do previsto para completar a gestação, quando criança, os seus pais até recearam que tivesse problemas cognitivos. No livro do jornalista Denis Brian, Einstein: a lifesugere-se que os pais de Albert Einstein (Hermann Einstein e Pauline Koch) ficaram alarmados com o tempo que o filho demorou até conseguir falar — não o fez antes dos três anos.


Considerando a notoriedade deste grande físico, em 2009 foi promulgado um projeto de Lei onde se comemora no dia 14 de março o Dia de Atenção ao Cuidado do Prematuro em todo O Estado de São Paulo. Posteriormente a partir 2017 a Sociedade Paulista de Pediatria –SPSP realiza em todo o mês de março uma Campanha em prol aos cuidados do prematuro- Março Lilás.


Março Lilás: Sociedade Paulista de Pediatria

http://www.spsp.org.br/2019/02/28/campanha-marco-lilas-atencao-ao-cuidado-do-bebe-prematuro/

Vale lembrar que O Dia Mundial da Prematuridade é celebrado no dia 17 de novembro desde de 2009 e hoje em dia esta data já faz parte do calendário de mais de 50 países, com o intuito de se lembrar o prematuro e de se pensar em estratégias para diminuir a taxa de prematuridade.
Folder da Prematuridade: 17 de novembro – Sociedade Paulista de Pediatria –SPSP
http://www.spsp.org.br/PDF/Prematuridade_Folder_2016.pdf

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

Fechar Menu