O desenvolvimento e a capacidade ‘ativa’ de toda criança

Olá a todos! Desejo uma ótima sexta- feira e um final de semana repleto de experiências lúdicas com nossas crianças.Hoje ao pensar no post que iria escrever aqui no blog, a minha intuição me pediu para que eu escrevesse um texto que ressaltasse a importância do papel ‘ativo’ de cada criança para o seu próprio desenvolvimento. Porque, frequentemente, a nossa cultura diz muito sobre a importância do ambiente e dos pais/cuidadores para a promoção do desenvolvimento, mas, às vezes, se esquece de ressaltar o quanto a criança é um elemento fundamental para potencializar e enriquecer as suas próprias transformações. Afinal de contas, a criança é ativa e deve ter o seu tempo e espaço para expressar, sentir e elaborar quais são as suas características, desejos, necessidades e preferências.Então, segue aqui um post bem curtinho sobre o meu ponto de vista, diante do papel ativo de toda e qualquer criança para a construção e potencialização do seu próprio desenvolvimento, no dia a dia familiar.Espero que gostem, um grande abraço, Maitê Maria e Tetê O desenvolvimento e suas transformações: a capacidade ‘ativa’ de toda criança 

O ‘valor’ e a importância das brincadeiras na infância em prol da transformação e do desenvolvimento de nossos filhos não é observado e/ou sentido apenas por especialistas e/ou educadores. Muito pelo contrário, os pais podem ser os primeiros adultos a perceberem e a facilitarem o ‘efeito positivo’ que o brincar possui na vida diária de toda e qualquer criança. As crianças precisam brincar em diferentes espaços e contextos que fazem parte do seu dia a dia. E, portanto, as vivências lúdicas e familiares e, que contam com a presença dos irmãos, dos pais e/ou da da própria casa serem tão importantes para a expressão ‘ativa’ de ‘como são’ e ‘como estão’ os nossos filhos. O ambiente domiciliar pode e deve ser, sim, um dos principais ‘palcos’ onde os nossos filhos possam ‘atuar’/ expressar sem medo, sem cobranças, sem comparações, e contando, apenas, com o acolhimento afetivo e o respeito de todos os envolvidos. Por exemplo, brincar no chão de casa com o brinquedo e/ou contexto lúdico elegido pelos nossos filhos e, com eles, é uma das principais maneiras de dizermos às crianças o quanto nós a amamos e o quanto queremos acompanhá-las em todo o processo de crescimento.  E quando pontuo sobre a capacidade ativa presente em cada criança, eu quero afirmar o quanto ela é também responsável em potencializar o seu próprio desenvolvimento. Sabemos da importância fundamental do ambiente, da cultura, dos cuidadores/pais e das experiências diante das transformações/aprendizagens infantis. Mas também sabemos que, juntamente, com toda essa ‘bagagem’ existe, em toda criança, uma energia/um desejo vital que a mantém aprendiz, exploradora e eterna aventureira na sua própria ‘viagem’ em prol de suas conquistas diárias. Quando os nossos filhos elegem, por conta própria, a atividade, o contexto, o local, a história, o brinquedo e/ou as brincadeiras eles estão colocando em ‘ação’, a condição de serem ativos em suas escolhas, desejos, possibilidades e decisões. Eles estão dizendo sobre a maneira que conseguem e desejam se expressar. E com certeza, esse exercício de poder ‘ser’ e ‘estar’ ativo ajudará cada criança, no futuro, a se transformar em um adulto com mais autoconhecimento e autoestima, capaz de fazer as suas escolhas e a lidar com as consequências.  E justamente diante dessa inter-relação direta entre as experiências/influências ambientais com a capacidade ativa infantil é que os nossos filhos vão se mostrando verdadeiros exploradores, potencializadores, contadores e criadores da sua própria trajetória de vida. Uma trajetória que deve ser permeada  pela livre criatividade, imaginação e muita fantasia. Tais características muito presentes na primeira infância e que são o ‘fio condutor’ para manterem vivas a potência, os afetos e a capacidade lúdica de toda e qualquer criança.  Ao brincarem sozinhos ou em grupo do que quiserem e da forma que desejarem, as crianças estão expressando, antes de tudo, como estão vivas e, demonstrando que necessitam da livre ludicidade para a sua global constituição, aprendizagem e transformações. Sim! Desenvolvimento significa transformação. Transformações diárias que atingem todas as condições de nossos filhos, sejam as cognitivas, as motoras, as sensoriais, as afetivas, as sociais, ou seja, todas as partes que interagindo entre si conseguem formar um todo. Um todo que é humano e, que desde o inicio da vida/da infância, já nos demonstra o desejo ativo e vivo em poder escolher, aventurar-se, descobrir-se, errar, tentar e explorar as suas próprias condições, competências, dificuldades, frustrações, desejos e sonhos. Possibilitar, portanto, o brincar, guiado pelas próprias escolhas e condições de nossos filhos, é um meio para potencializarmos a condição ativa de cada criança, empoderando- a para que ela também possa conduzir as suas próprias transformações, respeitando o seu ritmo, o seu tempo, o seu espaço e a sua cultura.    Finalizo esse post, desejando a todos nós que somos cuidadores/pais/educadores a sabedoria em perceber o quanto cada criança pode ser ativa e, também, responsável em guiar e potencializar o seu próprio desenvolvimento e transformações, ainda mais quando são respeitadas e amadas. Até o próximo post!
Um grande beijo maitê maria e tetê

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