Primórdios da comunicação: contato de olho e sorriso.

Muito antes de falar, os bebês se comunicam por meio do choro, gestos, movimentos, sons, olhares e expressões faciais.

Na comunicação dos bebês, dois importantes comportamentos que podem ser vistos nos dois primeiros meses de vida são o contato de olho e o sorriso. Esses comportamentos, tem como característica a reciprocidade e constituem os primórdios da comunicação.

Tanto o contato de olho quanto o sorriso, são expressões do comportamento dos bebês, determinados por fatores da maturação neurológica e do ambiente. Contudo, sobre o tema aqui abordado, quero destacar o papel do ambiente como determinante para a formação do vínculo afetivo entre pais e bebê e para o início da comunicação social e afetiva.

O cotidiano dos bebês nesses primeiros meses, é preenchido por uma série de rotinas como mamar, tomar banho, trocar fraldas, etc. São momentos que podem ser transformados em atividades de imensa troca afetiva com os pais.

Nada pode ser tão gratificante para pais e bebês quanto o contato de olho e a troca de sorrisos. Inicia-se aí um profundo compartilhamento de emoções e de descobertas mútuas. A aproximação das faces, os movimentos que fazemos com a cabeça e a boca, despertam o interesse e atenção do bebê. Quando falamos com ele, podemos observar o seu interesse em se comunicar, pois ele mantém o contato do olhar, emite sons e sorri quando sorrimos para ele.

O que parece uma simples brincadeira é, na verdade, um momento de grande aprendizado para o bebê. É nesse jogo, nessa brincadeira, onde repetimos os sons que o bebê emite, onde são trocados os sorrisos e toques suaves que acolhemos o bebê como um ser único. É como dizemos ao bebê o quanto o amamos. É como desfrutamos de um prazer compartilhado e fornecemos ao bebê momentos encantadores para os primórdios de sua comunicação.

Gagliardo HGRG, Gonçalves VMG. Conduta visual: primórdios da comunicação. Arq Neuropsiquiatr. 1996;54(2):55.

Gagliardo, H. G., Gonçalves, V. M., Lima, M. C. M., Francozo, M. D. F. D. C., & Aranha Netto, A. (2004). Visual function and fine-motor control in small-for-gestational age infants. Arquivos de neuro-psiquiatria, 62(4), 955-962.

Lima, M. C. M. P., Barbarini, G. C., Gagliardo, H. G. R. G., Arnais, M. A. D. O., & Gonçalves, V. M. G. (2004). Observation of language, visual and hearing function development in infants. Revista de saude publica, 38, 106-112.

Albuquerque, RC; Gagliardo, HGRG; Barbosa, ASL. “Expressão do sorriso social de lactentes pré-termo com idade corrigida. Journal of Human Growth and Development 23.3 (2013): 318-321.

Texto escrito por Dra Heloísa Gagliardo para o projeto interdisciplinar @prematurosbr 

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta