Sistema Sensorial: Paladar

Fga Dra Carla Lucchi Pagliaro

Experimentamos o paladar através dos milhares de pequenos orifícios em nossa língua, chamados de papilas gustativas, e através dele detectamos cinco sabores básicos – salgado, doce, amargo, salgado e azedo. Usamos nosso olfato em companhia do paladar para detectar outros sabores complexos. No final do segundo mês de gravidez (nove semanas), seu bebê no útero já apresenta pequenas papilas gustativas começando a florescer.

Os bebês no útero são rodeados por líquido amniótico. Os sabores das bebidas que tomamos e dos alimentos que comemos passam para os nossos bebês por dentro, através do líquido amniótico. Os bebês podem até sentir os sabores diferentes dos alimentos que as mamães comem. Por esse motivo é muito importante as futuras mamães, se alimentem de forma saudável na gravidez e comam muitas variedades de verduras, legumes e frutas.

RECÉM NASCIDO A TRÊS MESES

Os recém-nascidos têm cerca de 2x mais papilas gustativas do que os adultos e, portanto, são muito sensíveis. Combinado com seu olfato aguçado, eles podem cheirar em que direção virar para serem alimentados. Eles também podem dizer a diferença entre sua mãe e outras pessoas pelo cheiro.

Os recém-nascidos também apresentam uma distribuição mais ampla de papilas gustativas na boca. Eles têm papilas gustativas na parte posterior da língua, na garganta e nas amígdalas. Os bebês geralmente preferem sabores doces nesta fase.

Como seu bebê pode sentir o gosto de sua comida por meio do leite materno, você pode expô-lo a muitos sabores. Pesquisas mostram que as crianças que foram amamentadas tendem a ser menos exigentes e menos seletivas em aceitar os alimentos na infância. Isso  porque eles experimentaram uma variedade de sabores desde o início. Se o seu bebê se alimenta com fórmula, você ainda pode moldar o paladar quando chegar a hora dos sólidos.

TRÊS MESES A SEIS MESES

Aos três meses de idade, os bebês adoram explorar o mundo experimentando tudo o que podem na boca. Nesta fase, procuram explorar diferentes sabores e texturas mastigando os dedos e brinquedos. A exploração de texturas pela boca geralmente desaparece por volta do primeiro aniversário.

Os bebês podem distinguir claramente entre doce, salgado, azedo e amargo no início, mas por volta dos 5 meses de idade, eles desenvolvem a capacidade de reagir ao salgado. Embora agora eles possam sentir o gosto do sal, não é indicado oferecer sal nesta fase

SEIS MESES A DOZE MESES

Este é o período certo para começar a apresentar novos sabores e texturas ao seu bebê. Compreensivelmente, muitos bebês afastam os purês e no início desconfiam deles. Você pode precisar continuar oferecendo a mesma comida repetidamente em pequenas quantidades até que eles se acostumem. Por volta dos 8 meses de idade, os bebês desenvolvem a preensão em pinça que lhes permite segurar os alimentos com os dedos. Isso abre ainda mais as oportunidades de experimentar novos alimentos e explorar uma variedade de texturas.

Você pode tentar oferecer a mesma comida em diferentes formas e temperaturas para ver de qual seu bebê mais gosta.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Morris SE, Klein MD. Pre-Feeding Skills. A comprehensive resource for mealtime development. United States of America: Therapy Skill Builders, 2nd ed. 2000.

Norris FJ, Larkin MS, William CM, Hampton SM and Morgan JB. Factors affecting the introduction of complementary foods in the preterm infant. Eur J Clinical Nutr. 2002;56(5):448–454.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta